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Ponte Marechal Carmona

Reabilitação

Descrição do Projeto

Inaugurada em 1955, a Ponte Marechal Carmona sobre o Rio Tejo, em Vila Franca de Xira foi, à época, a mais próxima de Lisboa a unir as duas margens. Com uma extensão de 1224m, a obra da ponte consta de uma parte central constituída por cinco tramos metálicos com 103.50m de vão cada um, e de dois viadutos de acesso à ponte realizados em betão armado, um em cada margem, com extensões, respetivamente, de 460m na margem direita e de 240m na margem esquerda. A faixa de rodagem tem a largura de 9m. Trata-se de um projeto de reabilitação geral que inclui o reforço sísmico da estrutura. A intervenção nos viadutos propõe o estabelecimento de continuidade axial do tabuleiro em cada viaduto, a substituição dos aparelhos de apoio nos pilares-parede, encontros e nos pilares marginais por novos apoios de isolamento sísmico e a introdução de amortecedores entre o tabuleiro e os pilares marginais. Para a ponte, a solução proposta mantém os tramos independentes, mas introduz um aumento da capacidade de deslocamento dos aparelhos de apoio e um aumento na amplitude de movimento das juntas de dilatação. A intervenção inclui ainda a realização de um reforço ao esforço transverso dos pilares, junto à base.

Local

Vila Franca de Xira

Dono de Obra

Infraestruturas de Portugal

Construtora

Seth e Dorman Long&Co

Área de Construção

11 020 m2

p1085_03g
p1085_02g
left
rigth