Viaduto Duarte Pacheco
A5/IC15 - Lisboa

Descrição:
Constituído por 2 viadutos e 3 arcos, com desenvolvimento de 355,10 m (45,0 m – 85,6 m – 94,0 m – 85,6 m – 45,0 m) separados por 4 pilastras. Tabuleiro com 24m de largura e 10 vigas longitudinais de altura variável (1,20 m a 1,90 m em viadutos, 0,75 m a 1,20 m no arco central e 0,65 m a 0,81 m nos arcos laterais), unidas por carlingas transversais. Cada alinhamento de pilares contém 4 montantes nos viadutos e arco central e 3 montantes/lâminas nos arcos laterais. Arcos Laterais: tabuleiro com 10 tramos e o arco com 40m de vão, composto por 3 costelas paralelas com largura de 3,1m e altura variável de 0,8 m a 1,5 m. Arco Central: tabuleiro com 12 tramos e o arco com 91,8 m de vão, composto por 2 costelas paralelas com largura de 7,0 m e altura variável de 1,4 m a 2,8 m. Viadutos: composto por 5 tramos de 16,35 m. Pilastras Principais: vazadas, com 29m de comprimento, largura variável de 3,8 m a 6,1 m e 43 m de altura.
Principais Anomalias:
Reacções expansivas no betão. Fendilhação do betão e corrosão de armaduras. Incapacidade resistente das vigas longitudinais extremas para acções verticais. Corrosão dos apoios metálicos. Danificação do topo das pilastras.
Principais Intervenções:
Reparações locais.
Protecção geral das superfícies de betão.
Impermeabilização do tabuleiro.
Reforço das vigas longitudinais extremas com laminadas de fibra de carbono.
Substituição ou reabilitação dos apoios.
Reconstrução da laje em consola dos passeios.
Reconstrução do topo das pilastras.
Altura Tabuleiro:
10 vigas longitudinais de altura variável (1,20 m a 1,90 m em viadutos, 0,75 m a 1,20 m no arco central e 0,65 m a 0,81 m nos arcos laterais), unidas por carlingas transversais.
Largura Tabuleiro:
Tabuleiro com 24m de largura
Pilares:
Cada alinhamento de pilares contém 4 montantes nos viadutos e arco central e 3 montantes/lâminas nos arcos laterais.
Projecto Original:
Eng. João Barbosa Carmona (Verificação do Eng. Edgar Cardoso)
Dono da Obra:
ICOR
Projecto de Reabilitação:
A2P e Eng. Duarte Gaspar
Construção:
CONSTRUTORA DO TÂMEGA
Conclusão da Obra:
2003