Teatro Garcia de Resende
Évora

Descrição:
O edifício foi projectado e construído nos meados do século XIX, é profundamente influenciado pelo modelo de teatro à “italiana”. A construção do edifício iniciou-se em Abril de 1881 e terminou em Junho de 1892. Ao longo dos anos o edifício veio a enfrentar diversas situações, que lhe foram alterando a sua imagem original, devido, principalmente, às modificações de uso que estavam previstas, uma vez que também funcionou para cinema. Alterou-se profundamente o desenho da fachada principal e troços das laterais e os elementos interiores foram sendo danificados ao longo do tempo. Perante o estado do imóvel, em Março de 1978 a Câmara Municipal de Évora iniciou o processo de recuperação. O edifício apresentava variadas anomalias em que algumas delas se prendiam com deficiências do projecto original.
Principais Anomalias:
Asnas da cobertura e pavimentos com elementos de madeira evidenciando ataque de fungos e insectos. Deformações excessivas das asnas da cobertura. Desgaste e envelhecimento dos revestimentos dos pisos. Ausência de protecção dos elementos de madeira contra os riscos de incêndio.
Principais Intervenções:
Reconstrução das trapeiras e das janelas da clarabóia da cobertura, introdução de um forro interior à base de placas de gesso cartonado e colocação de isolante térmico protegido com tela impermeabilizante.
Introdução de barras de reforço em zonas de suspensão de cargas na estrutura da cobertura.
Reparação e reforço dos elementos de madeira da cobertura através de adição de resina epoxídica e reforço das ligações com a introdução de varão em aço inox.
Reforço da linha de asna através da colocação de uma manga – abraçadeira de aço.
Substituição do revestimento do pavimento de madeira por novo soalho de madeira de pinho marítimo.
Tratamento preservador das madeiras em relação à acção dos insectos e fungos de podridão, através da injecção, em profundidade, de sais metálicos.
Reforço da segurança contra incêndios com tintas intumescentes e vernizes retardadores de fogo.
Dono da Obra:
Câmara Municipal de Évora
Arquitectura:
Miguel Lima
Construção:
-
Conclusão da Obra:
1992
« Voltar