SILOPOR – Silos de Leixões
Leixões

Descrição:
O bloco de silos da SILOPOR destina-se ao armazenamento de cereais. A intervenção realizada incidiu sobre o bloco da Expedição e o Bloco de Armazenamento, constituídos por uma bateria de 13 x 3 silos circulares com uma altura de 65,0 m e 8,20 m de diâmetro, unidos por elementos intercelulares. As paredes têm 0,18 m e 0,15 m de espessura abaixo e acima da tremonha, respectivamente. As fundações são constituídas por barretas com secção aproximada de 0,60 m x 2,70 m e 0,80 m x 4,50 m, que se desenvolvem até profundidades de 6,0 m a 12,0 m. Os materiais utilizados na construção foram o betão B225 e o aço A24 e A40 acima e abaixo da tremonha, respectivamente.
Principais Anomalias:
Fendilhação nas paredes abaixo da ligação de laje da tremonha. Esmagamento do betão e encurvadura dos varões Fendilhação e deformações nas lajes de cobertura das células. Deterioração do betão e corrosão das armaduras Assentamento das fundações
Principais Intervenções:
Execução de uma casca em betão armado com 0,20 m de espessura no interior da existente e respectiva interligação.
Construção de uma laje-placa em betão armado ao nível do lintel da fundação, reforço dos lintéis e criação de um novo lintel no bordo interior.
Execução de novas estacas com Ø0,80m e Ø1,00m interligadas por um maciço de encabeçamento para reforço das fundações.
Dono da Obra:
SILOPOR
Construção:
JETBETON
Conclusão da Obra:
1992
« Voltar