Renault Portuguesa
Av. Frei Miguel Contreiras – Lisboa

Descrição:
O edifício foi objecto de intervenção de reforço ao nível do piso 1. Aquele piso, do tipo vigado, é constituído por um sistema em grelha, formado por vigas principais (0,35 x 1,05 m²) dispostas em ambas as direcções, constituíndo reticulados com 10,0 x 11,0 m². Sobre estas apoiam-se as vigas secundárias (0,35 x 0,65 m²), formando 6 painéis com cerca de 3,5 x 5,5 m² por cada reticulado. A laje tem 0,15m de espessura. Os enchimentos existentes na laje (cerca de 16 cm) introduziram fendilhação nas vigas, devido à falta de capacidade resistente das mesmas. Este aspecto, complementado com a alteração das cargas actuantes a que o piso ficou sujeito, motivaram a decisão do reforço estrutural das vigas.
Principais Anomalias:
Fendilhação e incapacidade resistente das vigas para as novas cargas actuantes.
Principais Intervenções:
Reforço à flexão das vigas através da colagem de chapas em aço com resina epoxy e aplicação de buchas mecânicas.
Reforço ao esforço transverso das vigas através da colagem de chapas em aço, de acordo com a metodologia anteriormente descrita.
Dono da Obra:
RENAULT PORTUGUES
Arquitectura:
-
Construção:
STAP
Conclusão da Obra:
1996
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