Ponte Metálica Teófilo Trindade
Coruche

Descrição:
A Ponte General Teófilo Trindade (Ponte de Coruche) sobre o Rio Sorraia na EN 114 ao km 114,6, junto a Coruche é constituída por 3 tramos independentes de 40 m de vão. Os dois primeiros datam de 1930 sendo compostos por uma estrutura metálica tipo Pratt. O terceiro tramo, projectado pelo Engº. Edgar Cardoso, foi realizado em 1980, sendo constituído por vigas metálicas trianguladas que suportam inferiormente o tabuleiro, tendo substituído o tabuleiro que caiu em 24/4/1979 Os tramos originais são constituídos por duas vigas principais do tipo Pratt travadas transversalmente por treliças formando uma estrutura tridimensional com 7,0 m de altura, 6,25 m de largura a eixo dos montantes e cordas e 40,0 m de comprimento entre eixos de apoios. As vigas principais estão ligadas inferiormente por uma grelha de vigas metálicas sobre a qual apoia o pavimento constituído por uma laje de betão armado.
Principais Anomalias:
As cantoneiras das treliças do travamento superior, e em particular as cantoneiras inclinadas (esquadros) de ligação desse travamento ao montante, apresentavam-se frequentemente empenadas ou cortadas devido ao embate de camiões com transporte de grande altura. Corrosão significativa dos elementos metálicos, em particular em zonas de ligação. Deterioração das juntas de dilatação e do pavimento. Deficiências estruturais nos montantes das vigas principais.
Principais Intervenções:
Reforço estrutural da ponte envolvendo a intervenção nos montantes do 2º e 3º pórtico das vigas principais nos dois tramos metálicos originais. Remoção dos esquadros de ligação dos montantes às travessas superiores. Substituição de rebites chapas metálicas e perfis deteriorados. Reparação do pavimento, introdução de novas juntas de dilatação. Protecção geral da estrutura metálica com novo sistema de pintura.
Projecto Original:
JAE – Engº Ferrugento Gonçalves
Dono da Obra:
EP
Reabilitação:
Conduril
Conclusão da Obra:
2009
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