Ponte – Cais da Silopor
Terminal da Trafaria

Descrição:
A Ponte Cais é constituída por 9 caixões com 21,0m de largura e 12,0m de desenvolvimento, sobre os quais apoiam 8 lajes vigadas com 20,4m de comprimento e 19,0m de largura. O desenvolvimento total do cais é de 254,0m. Integram ainda esta infraestrutura 3 passadiços que interligam a Ponte Cais aos Duques d'Alba. Os caixões, em betão armado, são constituídos por várias células preenchidas com betão e estão fundadas directamente em sapatas. As lajes vigadas de cada painel, entre caixões, são constituídas por 7 vigas longitudinais em betão armado pré-esforçado e por 4 vigas transversais em betão armado. As 2 vigas longitudinais que constituem o apoio do caminho de rolamento têm uma secção de 0,80 x 2,30 m² e 4 cabos de pré-esforço. As restantes vigas têm 0,60 x 1,60 m² (com 2 cabos de pré-esforço) e 0,25 x 1,20 m². As vigas transversais têm 0,50 x 1,20 m² e 0,75 x 1,20 m². A laje, com 0,30m de espessura, foi executada com recurso a uma pré-laje colaborante com 7 cm de espessura. Os recobrimentos mínimos verificados no local situam-se entre os 30mm e 50mm e a qualidade do betão especificada no projecto é média/boa.
Principais Anomalias:
Os elementos estruturais, laje vigada e maciços de apoio das vigas, apresentavam sinais de um estado de deterioração avançado, associado à corrosão das armaduras despassivadas devido à penetração de cloretos. A contaminação atingiu de forma sistemática os 45 mm de profundidade com a intensidade do teor crítico.
Principais Intervenções:
Reparação das zonas delaminadas e de zonas expostas, repondo ou aumentando o recobrimento das armaduras com microbetão.
Substituição do betão contaminado por cloretos por um novo betão microbetão).
Protecção das superfícies expostas de betão por pintura de base epoxídica.
Substituição dos passadiços de acesso aos Duque d'Alba.
Dono da Obra:
SILOPOR
Construção:
TEIXEIRA DUARTE / BEL
Conclusão da Obra:
2004
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