Igreja do Colégio dos Jesuitas
Ponta Delgada

Descrição:
A estrutura tem paredes exteriores em alvenaria de pedra basáltica, com argamassa de cal e areia. A nave é coberta por uma abóbada redonda de alvenaria de pedra miúda. As paredes e cobertura são revestidas com argamassa de cal e areia. A empena nascente, com cerca de 17 m de largura, está reforçada pela torre sineira e por 2 contrafortes, que, no seu conjunto, equilibram os impulsos transmitidos pela cobertura às paredes. A cobertura da nave central é constituída por uma estrutura em abóbada de volta inteira de argamassa de pedra irregular com cerca de 0,40 m de espessura, sobre a qual assenta uma cobertura com estrutura de madeira. A intervenção de reabilitação conferiu ainda uma melhoria do comportamento sísmico da estrutura
Principais Anomalias:
Assentamento de fundações. Fendilhação e rotura de pedras de cantaria na torre sineira. Danos associados a fendilhações e infiltrações de água na torre poente. Coberturas caídas e fendilhação de paredes na zona da sacristia. Deficiente drenagem do sistema de águas pluviais.
Principais Intervenções:
Reforço de fundações através do seu alargamento com betão fluido e da consolidação da alvenaria de fundação através da injecção de calda de cimento.
Consolidação do terreno de fundação através da injecção de calda de cimento.
Reforço das ligações entre paredes e entre contrafortes e paredes com tirantes passivos.
Reforço geral das paredes com a substituição do reboco antigo por reboco armado com malha de aço distendido e galvanizado.
Reforço dos contrafortes por encamisamento em betão armado.
Reabilitação da cobertura, incluindo a substituição do reboco existente no interior por reboco armado com malha de aço distendido.
Substituição/reparação dos tirantes da cobertura.
Execução de pisos de madeira na zona do Museu.
Dono da Obra:
Secretaria Regional de Habitação e Obras Públicas
Arquitectura:
João Andrade
Construção:
-
Conclusão da Obra:
1997
« Voltar