Escola Secundária de Camões
Lisboa

Descrição:
Trata-se de um edifício histórico, datado do início do século XX, cuja concepção é da autoria do Arqtº Ventura Terra. A construção assume, em planta, a configuração em E, com uma ala principal com 120 m de desenvolvimento e três alas que lhe são perpendiculares com cerca de 60 m. Apresenta actualmente uma cave e dois pisos elevados. As paredes interiores são em alvenaria de tijolo e as paredes exteriores são em alvenaria de pedra. Os pavimentos são constituídos por vigamentos em madeira. A introdução recente de um piso na cave em todo o edifício que transformou a estrutura da fundação, parcialmente envolvida pelas terras, numa extensão da superstrutura, resultou numa modificação do seu comportamento estrutural.
Principais Anomalias:
Elementos de madeira evidenciando ataque de fungos e insectos. Infiltrações e humidades em tectos e paredes. Ausência de travamento longitudinal das asnas de madeira da cobertura. Ausência de capacidade resistente à acção sísmica dos pilares e paredes ao nível da cave. Necessidade de melhorar a interligação entre paredes, incluindo nos cunhais, face à acção sísmica. Necessidade de melhorar a interligação entre paredes e pavimentos face à acção sísmica. Ausência de protecção dos elementos de madeira contra os riscos de incêndio.
Principais Intervenções:
Reforço de pilares e das paredes da cave com lâminas de betão.
Reforço dos cunhais e da ligação entre paredes interiores e exteriores com pregagens através de tirantes em tubo oco perfurado embainhados e injectados com grout.
Protecção ao fogo de elementos metálicos e de madeira.
Melhoria da ligação das paredes exteriores e interiores à laje de esteira.
Reparação de fendas em paredes e tectos
Travamento e esforço das asnas de madeira da cobertura.
Dono da Obra:
DREL
Arquitectura:
Ventura Terra
Construção:
-
Conclusão da Obra:
2006
« Voltar