Escola Secundária 3B Quinta do Marquês – Remodelação e Ampliação
Oeiras

Descrição:
A Escola Secundária era previamente à intervenção composta por três pavilhões, uma portaria e uma área desportiva descoberta. Os pavilhões são compostos por edifícios modulares de 2 pisos, e datam das décadas de oitenta e início de noventa. Foram construídos três novos edifícios: pavilhão para salas de aulas; um edifício destinado à biblioteca, portaria e sala polivalente e um edifício destinado a polidesportivo, cantina, auditório e espaço RSU. Foram ainda construídos dois passadiços que estabelecem uma ligação elevada entre os edifícios de aulas e um conjunto de palas exteriores que permitem usufruir de uma passagem coberta. A área total de construção é de 15 800 m² dos quais 6000 m² correspondem aos edifícios existentes.
Principais Intervenções:
Em Edifícios Existentes

Os edifícios existentes têm uma estrutura regular porticada em betão armado com uma métrica de vãos de 7 m, as intervenções estruturais foram motivadas pela sua reformulação entre as quais se destaca: execução de novas vigas de fundação e sapatas, execução de reforços com perfis metálicos nos vãos de janela para apoio das novas portadas, demolições e reforços localizados em lajes existentes, demolição de cobertura existente em fibrocimento e construção de nova cobertura em estrutura metálica, execução de plataforma metálica para apoio de zona técnica apoiada nos pilares da estrutura existente e reforço destes com encamisamento de chapa metálica, alargamento do edifícios na zona central através de estrutura composta por lajes mistas aço/betão, execução de escada metálica de acesso à cobertura.

Em Edifícios Novos

Os novos edifícios foram construídos com estrutura em betão armado, destaca-se a solução adoptada nos vãos de maior dimensão, composta por lajes maciças apoiadas em bandas pré-esforçadas que, no caso do edifício da biblioteca têm uma espessura de 0,45m e vencem um vão de 12,5m e no caso da cantina e auditório têm 0,65m para um vão de 17,8m. Os pavimentos são apoiados em pilares, de betão armado ou metálicos, e em paredes periféricas em betão branco. As paredes de fachada e alguns elementos estruturais de relevo, como é o caso das escadas de acesso à biblioteca, são igualmente em betão branco. A cobertura do polidesportivo possui um vão de 28,5 m e é constituída por treliças metálicas, com uma altura de 1,30m e um afastamento entre si de 5,0m.
Dono da Obra:
Parque Escolar
Arquitectura:
Victor Mestre | Sofia Aleixo, Arquitectos
Construção:
GABRIEL A.S. COUTO, S.A. / MONTEADRIANO
Conclusão da Obra:
2012
« Voltar