Edifício Sede do BPA
Lisboa

Descrição:
Composto por um conjunto de 5 edifícios que ocupam meio quarteirão da baixa de Lisboa e com 6 pisos elevados e 1 piso abaixo do solo. Com as intervenções realizadas no tempo foram substituídas e/ou removidas as paredes interiores, nomeadamente os frontais com Cruzes de Stº André, os pavimentos de madeira e as coberturas. Foram também alteradas as estruturas de 3 fachadas dos edifícios. A estrutura encontrada continha pavimentos constituídos por lajes com vigotas pré-esforçadas, vigamentos e pilares metálicos, fazendo conjunto com o que restava das paredes de alvenaria das fachadas alteradas no piso térreo. As paredes exteriores, em alvenaria ordinária de pedra argamassada, têm uma espessura média de 1,00 m, com fundação em estacas de madeira.
Principais Anomalias:
Alteração do comportamento estrutural do edifício. Capacidade insuficiente de resistência sísmica de acordo com a regulamentação actual. Eliminação de paredes mestras interiores. Substituição dos pavimentos existentes em madeira por outros bastante deformáveis. Alteração das paredes exteriores com a eliminação de pilastras ao nível do piso térreo.
Principais Intervenções:
Reforço das lajes existentes com a introdução de uma lâmina de compressão de 50mm armada e ligada à existente com conexão.
Reforço e protecção dos pilares metálicos por encamisamento, garantindo um funcionamento misto aço-betão.
Reforço das paredes de alvenaria das fachadas acima do piso 0 com lâminas de betão armado com 0,20 m de espessura.
Pregagem de paredes exteriores aos pavimentos com tirantes de aço.
Reforço das vigas metálicas do apoio das lajes através da introdução de conectores.
Reconstrução de coberturas.
Dono da Obra:
BCP
Arquitectura:
João Veloso
Construção:
TEIXEIRA DUARTE
Conclusão da Obra:
1999
« Voltar