Colégio e Igreja de S. Sebastião e Fábrica Real
Portalegre

Descrição:
Trata-se dum conjunto de construções com origem no século XVI (Colégio e Igreja dos Jesuítas) e que foi, no século XVIII, ampliado com a execução da Fábrica Real de Tecidos de Portalegre. O edifício da Fábrica Real, situado a Sul da Igreja, tem uma planta com 50 x 18 m² e uma cércea de cerca de 12 m. A Igreja tem, em planta, cerca de 32 x 18 m² e atinge uma altura de cerca de 21 m. O Colégio de S. Sebastião, a Norte e em “L”, tem o alinhamento maior orientado N-S com 10 x 45 m² e o alinhamento perpendicular com 11 x 32 m². A estrutura dos edifícios é constituída por paredes, colunas, arcos e abóbadas de alvenaria e cantaria, com alguns pavimentos de madeira e coberturas do mesmo material.
Principais Anomalias:
Assentamentos de fundações e desaprumos de paredes de alvenaria, especialmente no Colégio e na Igreja, com fracturas importantes de abóbadas e de paredes. Intervenções espúrias, como o corte de arcos e paredes de alvenaria, induzindo movimentos e fracturas de paredes sobrejacentes. Deformações excessivas de pavimentos e de coberturas de madeira, com apodrecimento das estruturas e revestimentos devido a infiltrações
Principais Intervenções:
Consolidação de paredes com lâminas de betão armado projectado.
Execução de estruturas de piso e acessos com perfis metálicos e de betão armado.
Consolidação das abóbadas através da aplicação de reforços com lâminas de betão armado e aplicação de carregos em betão leve.
Construção dos coros com estruturas metálicas, mistas e de madeira.
Construção de acessos de betão e metálicos.
Injecção de fendas e reconstrução de paredes e arcos indevidamente removidos.
Interligação de paredes com elementos metálicos, de madeira e de betão.
Execução de coberturas de madeira lamelada-colada.
Dono da Obra:
Câmara Municipal de Portalegre
Arquitectura:
Fernando Sequeira Mendes
Construção:
TEIXEIRA DUARTE
Conclusão da Obra:
2006
« Voltar