Cobertura do Palácio de Monserrate
Sintra

Descrição:
As obras de conservação e de reabilitação destinaram-se a conferir ao edifício uma envolvente construtiva saudável, de modo a que pudesse ser interrompido o processo de degradação a que o Palácio estava sujeito. A intervenção concentrou-se nas coberturas, nas paredes exteriores e na caixilharia exterior, envolvendo actuações ao nível estrutural e não estrutural. Em menor grau foi também dado início à recuperação dos pavimentos elevados com estrutura de madeira e das lajes de ferro e de alvenaria que cobrem as cozinhas. Realça-se a utilização de materiais e técnicas de construção tradicionais, nomeadamente com recurso à madeira, à cal e às tintas de cal e de óleo, sem que tal tenha evitado que se tenha decidido melhorar o desempenho das coberturas em relação à estanquidade e ao fogo e aumentar a durabilidade dos elementos de madeira, pelo recurso a materiais contemporâneos.
Principais Anomalias:
Coberturas com elementos de madeira bastante danificados pelo ataque de fungos e insectos e deficiente apoio das asnas em paredes. Degradação no tempo dos revestimentos exteriores, dos sistemas de pintura dos elementos metálicos e de madeira e dos revestimentos com placa de chumbo das coberturas. Tabiques danificados com estrutura apodrecida. Fendas e fracturas em pedras. Deficiente drenagem do sistema de águas pluviais.
Principais Intervenções:
Recuperação das coberturas, incluindo os revestimentos em chapa ou plaquetas de chumbo e das estruturas de madeira.
Reabilitação das peças auxiliares de ferro e aço e outros metais que constituem o reforço na ligação entre elementos estruturais de madeira.
Reabilitação de revestimentos exteriores de paredes exteriores através da remoção e reposição local dos rebocos de argamassa e cal.
Limpeza e reparação dos elementos em pedra.
Recuperação generalizada dos elementos de madeira com função não estrutural e reposição generalizada dos sistemas de pintura dos revestimentos de chumbo, de madeira e de ferro.
Recuperação de coberturas em terraço ou com telhado de telha romana.
Reparação generalizada da rede de drenagem de águas pluviais.
Dono da Obra:
Câmara Municipal de Sintra
Arquitectura:
-
Construção:
-
Conclusão da Obra:
2001
« Voltar