Central de Correios de Lisboa
Cabo Ruivo

Descrição:
O edifício, com 2 pisos elevados, tem uma área de implantação com cerca de 6600m² e uma configuração trapezoidal com dimensões máximas nas duas direcções de 117,9 m e 74,6 m. A estrutura encontra-se subdividida por juntas de dilatação em seis sub-estruturas independentes, cada uma delas com cerca de 40,4 x 36,0 m². As lajes, com 0,2 m de espessura, assentam num sistema tipo grelha constituída por vigas secundárias dispostas em ambas as direcções e distanciadas de 4,50 m, que, por sua vez, se apoiam em vigas principais afastadas de 13,50 m. Realizaram-se ensaios de carga na laje antes e após a intervenção para aferição da solução de reforço do piso. No reforço estrutural foram utilizados 125 000 kg de aço em chapas e cantoneiras, cerca de 9 m³ de resina epoxy e de 25 000 buchas mecânicas.
Principais Anomalias:
Falta de capacidade resistente da estrutura para novos equipamentos. Fendilhação em vigas. Falta de capacidade resistente dos pilares para a acção sísmica.
Principais Intervenções:
Reforço dos pilares existentes por encamisamento com adição de armaduras e microbetão.
Reforço à flexão das vigas através da colagem de chapas em aço com resina epoxy e aplicação de buchas mecânicas.
Reforço ao esforço transverso das vigas através da colagem de chapas em aço, de acordo com a metodologia anteriormente descrita.
Dono da Obra:
CTT
Construção:
-
Conclusão da Obra:
1995
« Voltar