Casa Estúdio Carlos Relvas
Golegã

Descrição:
Construído no final do século XIX pelo fotógrafo amador Carlos Relvas, o estúdio que tem o seu nome veio a ser adaptado, poucos anos depois, de modo a poder também ser habitação do seu proprietário. Este singular exemplar de arquitectura do ferro e do vidro sofreu um lento processo de degradação e de agonia, finalmente travado por uma operação de restauro e de reabilitação que lhe restituiu a sua condição original e única de estúdio fotográfico. A minúcia colocada no estudo de diagnóstico elaborado para o edifício teve paralelo no cuidado com o que os projectos de recuperação foram realizados, mantendo-se, durante toda a obra, o mesmo espírito de pesquisa e de descoberta, com o que foi possível ver ressurgir o estúdio em todo o seu esplendor.
Principais Anomalias:
Fendilhação de paredes. Elementos de madeira com ataque de fungos e insectos. Deficiente drenagem do sistema de águas pluviais. Desgaste, no tempo, dos elementos de revestimento em madeira, vidro e ferro. Ausência de protecção das estruturas metálicas e de madeira contra os riscos de incêndio.
Principais Intervenções:
Reparação da fendilhação existente em paredes.
Eliminação de fontes de humidade.
Reparação de estuques do tecto danificados pela humidade.
Substituição no tecto de elementos de madeira danificados por novas peças em pinho estabilizado e impregnado com sais metálicos.
Recuperação da estrutura em ferro fundido original, com realização de peças irrecuperáveis de acordo com o método tradicional de fundição e acabamento a tinta a óleo sobre pintura intumescente.
Recuperação geral e restauro de elementos decorativos de madeira, vidro e ferro.
Dono da Obra:
Câmara Municipal da Golegã
Arquitectura:
Victor Mestre / Sofia Aleixo
Construção:
Ludgero de Castro
Conclusão da Obra:
2001
« Voltar