Lajes com Grande Vão em Edifícios de Escritórios, Habitação e Hotéis - Soluções em Betão Armado e Pré-Esforçado

As soluções arquitectónicas determinam por vezes a impossibilidade de ter estrutura vertical aparente no interior dos edifícios. Tal sucede pelas mais variadas razões, como por exemplo a necessidade de versatilidade proporcionada à ocupação do espaço ou a existência de um campo de visão livre de obstáculos, recorrendo-se nestas situações a soluções estruturais para pisos elevados correntes, com lajes com grande vão. A localização dos pilares e paredes foi limitada às fachadas e ao perímetro dos acessos verticais, resultando lajes com grandes vãos, que foram realizadas com soluções em betão armado e pré-esforçado. Em todos os casos houve uma dificuldade adicional decorrente da limitação da espessura disponível para as soluções estruturais, o que conduziu a lajes esbeltas.
De entre este conjunto, três edifícios destinados a escritórios e um a habitação, já se encontram construídos. No outro edifício, ainda em fase de projecto, as lajes darão suporte aos quartos de um hotel. Todas as lajes repetem-se em vários níveis sucessivos e destinam-se a suportar cargas similares.

Eng. João Appleton
Eng. Nuno Travassos
in Engenharia e Vida, nº32, Fevereiro de 2007

Harmonizar tradição e inovação

Vocacionados para trabalhar em projectos de todas as dimensões, a equipa, da A2P tem conquistado o mercado com emprenho e sobretudo sabedoria. Os técnicos do gabinete liderado por João e Júlio Appleton, apostam no próprio know-how e combinam, com alguma facilidade e até prazer, as soluções antigas com as soluções novas.

Eng. João Appleton
in Construir, nº113, 16 de Novembro de 2007
Revista Construir