Reforço de Fundações de Edifícios: Necessidades e Soluções

A primeira fase de um processo de reforço de fundações deve passar pela análise da possibilidade de não se fazer esse reforço, ou seja, a melhor forma de abordar o problema do reforço é evitar a sua necessidade, assim tal seja possível.

O Moinho de Marés do Montijo e os Teatros São Luiz e Mário Viegas e o Palácio Pombal são exemplos distintos em análise que retratam as diferentes motivações para a realização de reforço de fundações.

Eng. João Appleton
in Pedra & Cal, nº31, Jul-Set 2006

Centro Cultural e Paroquial de Santa Cruz na Madeira

O presidente do Governo Regional da Madeira inaugurou em 20 de Setembro o Centro Cultural e Paroquial de Santa Cruz. A infra-estrutura vem colmatar uma grande lacuna existente até então na cidade a este nível.

O novo espaço comporta a residência paroquial, com três quartos de dormir, sala comum, cozinha, escritório, lavandaria, sanitários e garagem, um auditório para 150 pessoas, com camarim, arrecadação e bar, e ainda quatro salas de apoio à catequese. Estes espaços foram feitos de forma a ficarem bem integrados com a arquitectura da Igreja, que data do século XV.

Edição Online do Jornal da Madeira
19 de Setembro de 2006