Seminário “Sustentabilidade das Operações de Reabilitação Urbana”

A Porto Vivo, SRU, no âmbito do Programa de Acção para a Reabilitação Urbana do Morro da Sé_CH.1, organizou, nos dias 5 e 6 de Dezembro, o Seminário “Sustentabilidade das Operações de Reabilitação Urbana”. Inserido no Programa de Acção para a Reabilitação Urbana do Morro da Sé_CH.1, este seminário pretende abordar as questões relacionadas com a sustentabilidade das operações de reabilitação urbana.

No dia 5 de Dezembro, teve lugar uma visita guiada às intervenções em curso no âmbito do Programa de Acção para a Reabilitação Urbana do Morro da Sé_CH.1. De seguida realizou-se, na Igreja de S. Lourenço, a sessão de apresentação, pelo Professor Doutor Luís Valente de Oliveira, do livro “Plano de Gestão do Centro Histórico do Porto Património Mundial” e dos Guias de Percursos para crianças e adultos, elaborados no âmbito da acção de Comunicação e Promoção da candidatura Valorização e Gestão do Centro Histórico do Porto Património Mundial. A sessão de abertura oficial do seminário terminou com um concerto de órgão ibérico, pelo organista Tiago Ferreira.

O seminário prosseguiu no dia 6 de Dezembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Na sessão de abertura foi apresentado o Guia “Reabilitação de Edifícios do Centro Histórico do Porto - Guia de Termos de Referência para o Desempenho Energético-Ambiental”. À tarde, realizou-se outra sessão plenária, subordinada ao tema “Sustentabilidade Económica das Operações de Reabilitação Urbana”.

De manhã e ao início da tarde realizaram-se sessões paralelas que abordaram os seguintes temas: “Adequabilidade das Soluções Projectuais – Salvaguardar com Inovação” e “Da Paisagem Urbana à Paisagem Metropolitana”, de manhã, “Condições Regulamentares – Contributos ou Constrangimentos?” e “Ecologia Urbana: Representações e Pessoas. a propósito do Morro da Sé”, de tarde.

No dia 6 de Dezembro, integrada na sessão plenária antes referida, o Eng. João Appleton da A2P apresentou uma conferência subordinada ao tema "Reabilitação de Edifícios Antigos - Sustentabilidade, Economia e Património".

Em breve, todas as apresentações realizadas pelos oradores estarão disponíveis no site da Porto Vivo.

http://www.portovivosru.pt/verNoticia.php?noticia=465